Shoppings investem em hortas internas e miram a qualidade na alimentação

Shoppings investem em hortas internas e miram a qualidade na alimentação

- em Empreender

Esqueça o estímulo ao consumo desenfreado e às cadeias de fastfoods tão tradicionais na cultura dos shoppings. Alguns empreendimentos brasileiros estão em busca de um novo posicionamento no mercado e apostando em iniciativas em prol da alimentação consciente e da sustentabilidade.

Para 2019, a previsão da ABRASCE – Associação Brasileira de Shoppings Centers – é de que o Brasil comporte 578 shoppings em todo o seu território, o que representa uma ocupação de solo de mais de 16 milhões de quilômetros quadrados. Em termos de faturamento, 2018 trouxe um número gordo: quase R$180 bilhões acompanhados de mais de 1 bilhão de empregos gerados.

Contra o desperdício e a favor da alimentação natural

Com um segmento tão aquecido, é impossível deixar de lado a preocupação com o impacto das operações no meio ambiente e no comportamento alimentar dos visitantes. Ainda segundo a ABRASCE, 14,4% das lojas de shoppings são da área de alimentação, ou seja, quase 15 mil restaurantes. Estes restaurantes engordam um número ainda mais assustador: um shopping de grande porte pode gerar 17 toneladas de lixo por dia.

Dentro desse panorama, alguns shoppings dedicaram uma atenção especial ao desperdício de comida em suas praças de alimentação e passaram a utilizar os resíduos orgânicos como compostagem. O resultado é adubo do bom usado para cultivar hortas mantidas pelos próprios estabelecimentos, uma maneira de aliar suas identidades com a preocupação global com a qualidade alimentar e meio ambiente.

Conheça algumas das primeiras iniciativas do setor.


SHOPPING ELDORADO

Inaugurada em 2012, a Horta do Telhado Verde do Shopping Eldorado serviu de inspiração para outros empreendimentos. A iniciativa faz parte de um amplo programa de sustentabilidade e, apenas em 2018, transformou 600 toneladas de lixo orgânico em adubo para as hortaliças, legumes, plantas medicinais, flores e temperos cultivados no topo do shopping.

Foto: divulgação

O processo para a criação deste adubo usa um método de compostagem acelerada com a adição de cal virgem, serragem e turfa. Depois os materiais são colocamos em uma composteira e após 24 horas o produto está pronto. Parte deste adubo é usado no Telhado Vertical e a outra parte pode ser retirada no Shopping por aqueles que desejam utilizar o adubo já pronto em suas hortas residenciais.

A Horta do Telhado Verde do Shopping Eldorado tem 7 mil m² e já se tornou case de sucesso ambiental no Brasil inteiro.

Foto: divulgação

Faça uma visita:  Para conhecer a horta do Shopping Eldorado, é necessário agendar a visita pelo telefone (11) 2197-7815. A horta fica aberta ao público toda terça-feira, às 11h. Também é possível fazer o Tour Virtual pelo Google Street View.


HORTA DO SHOPPING PÁTIO PAULISTA

Iniciado em março de 2019, o projeto da horta orgânica do Shopping Pátio Paulista, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, ainda está em fase inicial, mas a expectativa é grande. A horta é mantida pelos próprios funcionários, responsáveis pelo plantio e manutenção de 174 mudas de temperos, hortaliças e vegetais. Para esta primeira semeadura, foram utilizados 180 kg de composto orgânico produzido a partir de resíduos da praça de alimentação.

“O próximo mês também será marcante, pois será o momento de fazermos, junto com os nossos colaboradores, a primeira colheita”, explica Claudia Lima, gerente de Marketing do Shopping Pátio Paulista, que recebe 1,2 milhão de pessoas mensalmente.

Foto: divulgação


SHOPPING PARQUE DAS BANDEIRAS

Também reaproveitando os resíduos da sua praça de alimentação, o Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas, deixa de mandar para o lixo mensalmente 22 toneladas de lixo. Isso porque a parte orgânica é usada para adubar as verduras, legumes e ervas plantados em um espaço de 400m². O projeto surgiu em fevereiro de 2017 com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos desenvolvida pela Ancar Ivanhoe, administradora do shopping.

A primeira colheita em agosto de 2017 foi de mais de mil itens, sendo todos doados para lojistas, colaboradores e projetos sociais. “A iniciativa da horta foi o pontapé para incentivarmos a destinação correta do lixo, focando em reciclagem e redução de resíduos no planeta. Separamos o lixo reciclável e encaminhamos 15 toneladas por mês para as cooperativas”, explica a gerente de marketing do Shopping Parque das Bandeiras, Larissa Ximenes.

A ação é encabeçada pelo responsável de compras Idinei Alex Tinti (foto abaixo), que aproveitou sua experiência no campo quando morou no interior do Paraná. Idinei conta com o apoio de outros colaboradores para manter a horta.

Foto: divulgação

Faça uma visita: Para agendar sua visita, entre com contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo (19) 3728-4000.


CARIOCA SHOPPING

A Horta Orgânica do Carioca Shopping, no Rio de Janeiro, foi criada em novembro de 2016 em uma área de 100m². O projeto deu tão certo que o empreendimento foi o primeiro do setor do país a ter uma horta orgânica certificada por uma auditoria do Instituto Nacional de Tecnologia, órgão ligado ao Ministério da Agricultura.

Os alimentos são cultivados com adubo feito com resíduos naturais como folhas e sobras de verdura que são reintegrados ao solo em forma de composto e se transformam em nutrientes para as plantas.

Faça uma visita:  Para conhecer a Horta Orgânica Carioca, os interessados devem agendar a visita peslo telefone (21) 3688-2001. As escolas também podem agendar um horário especial para uma visitação.

Foto: divulgação

Você também pode gostar

Menu de novela

Já ficou com vontade de comer o cardápio