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Retrospectiva cervejeira 2018 - tudo o que rolou no mercado ribeirão-pretano

12/12/2018

por: Bia Amorim
Retrospectiva cervejeira 2018 - tudo o que rolou no mercado ribeirão-pretano
Torneiras de chope na Weird Barrel. Foto: Divulgação.

Ribeirão Preto é uma das cidades mais cervejeiras do país e está na lista de points como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Blumenau.

Este ano de 2018, tivemos inauguração, muitos eventos, muita política, muitos lançamentos, muitas medalhas e muito muito muito chope fresco saindo dos tanques das cervejarias da cidade. E para mostrar que o nosso mercado anda em constante movimento para o alto e avante, a Farofa resolveu fazer um resumão do que rolou em cada espaço cervejeiro.

POLO CERVEJEIRO

O Polo é uma organização entre as cervejarias artesanais de Ribeirão e que organiza eventos, trata de políticas para o segmento e divulga a cultura cervejeira. Este ano, os pontos importantes que podemos destacar foram:

- Conquista de uma APL. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo reconheceu o Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto como um Arranjo Produtivo Local (APL). A medida deve estimular e facilitar o acesso de microcervejarias a importantes políticas públicas, linhas de crédito, redução de alíquotas, além de incentivos à estrutura e promoção do Polo Cervejeiro.

- Parceria com o Departamento de Turismo da Cidade;

- Redução do custo da taxa de esgoto para indústrias de Ribeirão Preto;

- Participação na lei municipal para incentivo e criação de um evento cervejeiro;

- Início do processo para abertura e uso do selo de IG (Indicação Geográfica);

- Participação no evento do Sebrae Empreender em SP.

INVICTA

Recentemente, produzimos uma matéria com os números dos eventos que a Cervejaria fez em 2018. A avenida do Café ficou movimentada com tanta gente curtindo o novo bar da fábrica e shows e bons chopes. Leia a matéria completa AQUI.

COLORADO

O urso agitou as terras roxas. Logo no começo do ano inaugurou a famosa Toca do Urso e de lá para cá, a casinha de arquitetura contemporânea e divertida está sempre lotada. Na beira da fábrica está o bar que recebe cada vez mais turistas e moradores de cidades da região, um cardápio caprichado convesa com as cervejas da casa, entre novidades e lançamentos da nanocervejaria. Agora em dezembro inaugurou o primeiro bar do urso (modelo franquia) na cidade, no Ribeirãoshopping.

A marca patrocinou pela primeira vez o João Rock, imenso festival de rock da cidade que antes era palco das marcas maiores da Ambev.

Laércio, o número 1 da Colorado, sempre alegre. Foto: Divulgação

O quarto, pequeno atrativo turístico situado dentro da fábrica também foi sucesso e promete muitos check-ins ainda. A cervejaria comemora quase 100 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais, com a chuva de cervejas que andou mandando mundo a fora.

A Guanabara, cerveja do estilo Russian Imperial Stout, com rapadura queimada e envelhecida em barris de madeira umburana, chegou pela primeira vez as prateleiras nacionais, com 21 medalhas no pescoço.

PRATINHA

Foi um grande ano para a Pratinha. No final de 2017 inaugurou a fábrica grande e deixou o laboratório só para as experiências e rótulos sazonais e de pequena produção. Com isso, ganhou escala e está em mais de 13 estados brasileiros, além de se tornar a cerveja artesanal do luxuoso e encantador  hotel Four Seasons nas Ilhas Maldivas.  Os chopes da casa também foram apresentados em um evento internacional em Nova Iorque, o Octofest.

Com 16 medalhas ganhas em 5 concursos nacionais e internacionais, mostrou que tem capacidade e criatividade para brassar. A prêmio mais importante veio com a Culotte de la Duchesse, que ganhou como melhor cerveja das Américas na Copa de Cervezas que aconteceu este ano no Chile, completando com outras medalhas que ganhou, ficou com a segunda colocação como melhor cervejaria das Américas.

WALFANGER

Com tanques cada vez maiores e preenchendo o espaço junto ao restaurante, a cervejaria com toque alemão conseguiu fazer uma super Oktoberfest na cidade e o Shopping Iguatemi foi o palco perfeito para a festa tão querida e brindada. Parece que agora é oficial que temos uma festa cervejeira tradicional com direito à música e gastronomia autêntica.

Sala de brassagem do brewpub da Walfänger. Foto divulgação.

O gol certeiro foi ter focado esforço no setor futebolístico. Acertaram a parceria com o maior time do interior paulista, o Botafogo. Viraram a cervejaria do Clube dos 12, do ex-goleiro Marcos.

Deram início agora no final do ano às franquias de quiosque de shopping. Devem extrapolar os limites do município.

SP 330

O bar da marca, Point SP 330 mostrou que está pronto para ser o ponto de encontro de quem gosta de rock, boas IPA´s e comida bem feita.

Talvez a melhor IPA da cidade. Foto Farofa Magazine

A marca foi recorde em cervejas sazonais, exclusivas e colaborativas, trazendo para perto o conceito de amizade e entretenimento tão bom que o setor proporciona. Tem o maior índice de IPA´s com especiarias de toda a região, quiçá do país!

Mais uma vez organizaram junto à Academia de Ideias Cervejeiras o concurso de melhor IPA do Brasil.

WEIRD BARREL

O pequeno navio cervejeiro mais um ano engatou ótimos eventos “pockets”, com música, a melhor gororoba de navio e cervejas frescas. Lançaram as cervejas em homenagem a seus melhores clientes piratas, com uma campanha bem desenhada e cervejas exclusivas.

Os piratas assíduos da espelunca, todos com seus pôster piratas. Foto divulgação.

Depois de quase 3 anos, lançaram sua primeira garrafa, a Naughty Grog, uma Black IPA envelhecida em barris de Rum, com uma embalagem linda, além da modalidade de pets para levar para casa.

Como sempre é o local da pré e pós festa do IPA DAY BRASIL, movimentando os copos daqueles que aguentam uma boa carga de lúpulo. Lançaram em uma colaborativa, a lata de BRUT IPA, cerveja oficial do evento.

Agora no final do ano, o bar está com uma campanha para ajudar a Casa do Vovô, onde cada cliente escolhe se quer um pequeno valor para a instituição que acolhe idosos. A divulgação foi feita com um divertido vídeo compartilhado pelo whatsapp, com o capitão pedindo essa ajuda.

LUND

A cervejaria se manteve bastante estável, depois de um super crescimento nos últimos anos.

No quesito amizades, fez junto a BR Brew e SP 330 a cerveja colaborativa Sexy Machine, White IPA. Se juntou ao D.O.C Café para uma Pale Ale a ser lançada. Fez uma cerveja com lúpulo 100% nacional no dry hopping, a Mantiqueira Lion é uma Light American Wheat.

As maiores festas da cidade, os casamentos, formaturas e aniversários tiveram muito chope da casa. Com o bar, localizado no Novo Mercado da cidade, o destaque fica por conta da facilidade em levar para casa Growler de Pet, cerâmica, vidro e inox.

JOPS

A marca foi criada para atender a demanda dos restaurantes do grupo. Foi no Mondial de La Biere em SP este ano que saiu pela primeira vez das cercas da cidade e teve um estande em evento do nicho.

Sala de brassagem da Jops fica dentro de um container. Foto divulgação.

Ganhou uma medalha de Bronze na Copa de Cervezas do Chile, com sua Mannhein German Pils.

Colocou as garrafas para vender nos bares e restaurantes do grupo e agora também em pontos de venda pela cidade. Conta com 6 rótulos.

MALTESA

Torneiras de chope fresco da Maltesa. Foto divulgação.

Recém inaugurada, é o lançamento do ano. Com formato brewpub, mostrou que veio com foco em diversão, happy hour e cerveja descontraída. No palquinho da casa, shows e DJ´s com os mais variados tipos de música, para todos os gostos.

BR BREW

A cervejaria fica em Sertãozinho e, como são muito nossos vizinhos, resolvemos contar também sobre a primeira fábrica sertanezina, que tem feito ótimas cervejas e foi a grande vencedora do 3º concurso de Melhor Ipa do Brasil, com a Sangue no Zóio, Red Ipa.

Gui e Thiago, da Cervejaria Br Brew, recebendo o prêmio no evento IPA DAY BRASIL. Foto divulgação.

Tem feito eventos que enchem a calçada e entrega além dos municípios, já chegando em Sampa.

Agora é aguardar 2019, novas cervejas, novos sabores, ótimas fermentações e entretenimento. O setor cresce, a economia agradece e a cidade se mostra cada vez mais preparada. Saúde!

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Para essa retrospectiva, contamos com a ajuda do Thiago Fernandes, pai da doce Alice e um dos mais ativos participantes do Polo Cervejeiro. Ele é professor convidado do curso de sommelier de cerveja do Senac, publicitário e  recentemente assumiu a gerência da cervejaria Walfänger.

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