Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Editorial »

Conheça oito datas que marcaram a história das IPAs no Brasil e no mundo

11/10/2018

por: Daniel Navarro
Conheça oito datas que marcaram a história das IPAs no Brasil e no mundo
Foto: Julia Nastogadka via Unsplash

Dia 3 de novembro acontece o IPA Day Brasil 2018. Neste dia, o Brasil também vai conhecer as medalhistas do 3o Concurso Melhor IPA do Brasil e a ‘Best of Show’, cerveja que será eleita por um juri de primeira linha, a melhor IPA produzida e comercializada em Terra Brasilis, incluindo todos os sub-estilos reconhecidos pela Brewers Association.

(Pausa para explicações – IPA ou India Pale Ale é uma família de estilos de cerveja marcada pelo amargor, aromas e sabores conferidos pela flor de lúpulo e balanceados com uma forte presença de malte que lhe confere um equilíbrio especial entre dulçor e amargor e um teor alcoólico extra.)

Mas não é sobre dia 3 de novembro (está chegando!) que gostaríamos de falar contigo, mas sim sobre aquelas datas que marcam a história do estilo mais icônico do cenário da cerveja artesanal.
Desde seu surgimento ‘oficial’ às margens do Lea River, em Londres, passando pela primeira brassagem com Cascade na Costa Oeste dos Estados Unidos, até sua primeira produção no Brasil muita cerveja passou por nossas gargantas.

Mas antes do “senta que lá vem a história” é preciso entender que o nome India Pale Ale surgiu décadas depois que as Pale Ales inglesas, já com doses extras de lúpulos, passaram a ser exportados para as colônicas da companhia britânicas nos navios da Companhia das Índias Ocidentais. Confira:

Foto: Elevate Beer via Unsplash

Século XVII (anos 1700) – As primeiras Pale Ales inglesas começam a ser exportadas para a região das Índias orientais pelas cervejarias britânicas. Mais claras que as Porters clássicas, caíram no gosto dos súditos da coroa que viviam nos trópicos devido ao seu frescor em comparação com as pesadas e tradicionais Porters.

1768 – Um cervejeiro anônimo publica o Compendium of the English Brewery (Seria também o primeiro livro impresso para homebrewers?!), onde alerta que cervejas para climas quentes como a região do Mediterrâneo e as Índias devem ser “extra hops”! https://play.google.com/books/reader?id=bRRhAAAAcAAJ&hl=en&pg=GBS.PP8

1822 – As grandes cervejarias da região de Burton upon Trent (ou Burton-on-Trent para os íntimos) foram proibidas de vender suas Burton Ales para o Império Russo (As ales de Burton eram escuras mas não chegavam a ser as famosas Russian Imperial Stouts). Em busca de um mercado substituto, a opção foi produzir cervejas claras especialmente para as colônias inglesas das Índias. E assim as IPAs conhecem o perfil de água que se tornou clássico para o estilo.

1829 – Um anúncio sobre a venda de ‘East India Pale Ale’, no Sydney Gazette and New South Wales Advertiser, é a primeira citação conhecida do nome IPA. Pois é, não foi na Índia mas na Austrália, outra colônia britânica explorada pela Companhia das Índias Orientais. Isso mostra que não se sabe ainda quem criou a marca IPA mas é certo que naquela época o estilo já rodava o mundo!

1968 – O pesquisador Chuck Zimmerman, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e o produtor John Segal plantaram pela primeira vez o híbrido experimental de lúpulo “USDA56013”, em uma estação de pesquisa no estado de Washington. O 56013 foi batizado comercialmente de Cascade, que pode ser chamdo e ‘pai’ dos lúpulos cítricos que marcam as American IPAs.

Foto Karolina Szczur via Unsplash

1975 - A Liberty Ale (embora sem o nome India Pale Ale) é lançada pela Anchor Brewing Co. E foi a primeira cerveja a utilizar o lúpulo Cascade para aroma e a primeira a retomar comercialmente a técnica do dry-hopping, na qual e feita uma infusão a frio de lúpulo na cerveja durante a maturação.

1996 – A Cervejaria Colorado, na época um brewpub, abre as portas e lança sua Índia, a primeira IPA do Brasil. O nome, singelo, traduzia o ineditismo do estilo no país. Foi apenas em 1998 que a cerveja ganha seu nome atual. A Indica foi batizada pelo beer hunter Michael Jackson, que por algum motivo não soube escrever Índia, em autógrafo que acbou ficando para a história.

2012 – Foi realizado o primeiro IPA Day Brasil, com 12 IPAs presentes de 9 cervejarias diferentes. O evento marcou também o lançamento da primeira Double IPA do Brasil, a Colorado Vixnu.


 

(Se você tem mais informações sobre a história da IPA no Brasil, compartilhe com a gente no e-mail bia@farofamagazine.com.br)

Sugestões da casa:

 

Editorial
Bar do Evaldo é tesouro escondido nos Campos Elíseos

Bar do Evaldo é tesouro escondido nos Campos Elíseos

Famoso na vizinhança pelos lanches, Evaldo Del Lama é apaixonado por música e toca o bar na Rua Minas há 40 anos.
26/08/2018
Editorial
Cerveja, machismo e um pedido de desculpas

Cerveja, machismo e um pedido de desculpas

Conversamos com um psicanalista e com o gerente de marketing da Skol para entender melhor o tortuoso caminho da publicidade cervejeira.
01/11/2017
Editorial
13 coisas para não fazer bebendo cerveja artesanal

13 coisas para não fazer bebendo cerveja artesanal

Toda semana tem um texto novo na web falando sobre qual cerveja tomar, que evento ir, qual comida harmonizar, qual cerveja da estação e muitos assuntos. Mas e o que não fazer no mundo cervejeiro, bebendo cerveja ou falando sobre ela?
08/04/2018
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #01
artigos

Bia Amorim

Bia Amorim

Brigando com nossos gostos cervejeiros

Bia Amorim

Bia Amorim

Dias de RIS

Fran Micheli

Fran Micheli

Sobre salsichas e pessoas em conserva

Aline Silva

Aline Silva

5 Reflexões para o seu café, bar ou restaurante

Bia Amorim

Bia Amorim

Aquele arroz doce doido de bom, OMADDM

Fred Banionis

Fred Banionis

Assepsia cervejeira

saiba antes, saiba mais: