Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine
página inicial » Capa »

Entre a história e os livros de receita

23/11/2016

por: Fran Micheli
Entre a história e os livros de receita

Em meio a bolos de chocolate, tortas e brigadeiros, uma reflexão sobre as coisas da vida. Assim nasceu o Minha Mãe Fazia, projeto que a jornalista Ana Holanda desenvolveu para registrar suas memórias afetivas ligadas à culinária. No início, o objetivo era apenas contar os momentos na cozinha com as filhas e o marido, mas com o tempo, o projeto foi crescendo e Ana se tornou uma estudiosa dedicada à história dos cadernos de receita.

Para a jornalista, acompanhar a evolução dos livros onde nossas bisavós e avós anotavam seus tesouros culinários é resgatar a história e compreender a transformação do papel da mulher na sociedade. “Através das receitas e do modo como eram feitas, entendemos como a mulher se comportou com a chegada da comida industrializada, do fogão a gás, da tecnologia.

Entender nossa relação com a comida ao longo dos anos nos ajuda a recuperar as nossas raízes”.

foto: Fan Page do Minha Mãe Fazia no Facebook

Ana é adepta da alimentação natural. Aprecia o fazer em casa e o sentar à mesa em família, mesmo que a correria do dia-a- dia dificulte tudo isso. Numa conversa pelo Skype, ela me disse que é preciso enxergar o quanto de alma tem na comida que oferecemos e que o alimento fresco é precioso porque ainda mantem uma conexão com a vida da terra. “Quando servimos comida a alguém, servimos sentimento também. Alimentação não é só nutrição, vai além disso e sentar à mesa define nossas relações e conexões afetivas”.

O Minha Mãe Fazia foi tão fundo no tema da cozinha afetiva que Ana foi convidada a fazer a curadoria de uma exposição de cadernos de receitas, instalada no Museu da Imigração, em São Paulo. E em 2017, a intenção se transformou em realidade e as histórias foram publicadas em livro.

www.facebook.com/minhamaefazia

https://www.rocco.com.br/blog/minha-mae-fazia/ 

Tem mais neste site aqui, o Conexão Planeta, clica aqui

Sugestões da casa:

 

Capa
Um abraço em forma de comida

Um abraço em forma de comida

Há mais coisas entre a comida e a memória afetiva do que julga nossa vã filosofia. Fomos fundo no universo que gira em torno das nossas percepções sobre as macarronadas de domingo na vovó e da costela no bafo que só o tio Carlos sabe fazer.
09/11/2016
Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #01
artigos

Bia Amorim

Bia Amorim

Almoço Entre Cafés e Fermentos

Bia Amorim

Bia Amorim

1 º Episódio do Reality Mestre Cervejeiro

Redação

Redação

Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro estreia na TNT



saiba antes, saiba mais: