Para o topo
Farofa Magazine
Farofa Magazine

A hospitalidade além da hotelaria

Por: Aline Silva

20/03/2018

Quando um cliente entra no seu estabelecimento você tem a oportunidade de oferecer uma experiência significativa e criar uma conexão. Também é preciso reconhecer que nesta última década a competição entre os restaurantes aumentou bastante. Sem contar  a infinidade de serviços de delivery com alimentos saudáveis e bem elaborados facilitando a vida das pessoas em desfrutar de boa comida em casa. Todos estes movimentos fazem com que a entrega de um serviço excepcional ao cliente seja mais importante agora do que nunca. Relacionei algumas dicas e atitudes positivas para ajudar o seu negócio a repensar a sua hospitalidade:


A primeira impressão é a que fica, e ponto



No segmento de hospitalidade e gastronomia não é preciso enfatizar que você não tem a segunda chance de causar a primeira impressão no atendimento do cliente. A verdade é que o momento da experiência começa a partir do momento em que o cliente  se aproxima do local - atenção com recepção externa também! Local de difícil acesso, entradas tumultuadas e fachadas mal identificadas são fortes candidatas para pontos negativos. Os membros de equipe devem sempre fazer o contato visual com os convidados e cumprimentá-los calorosamente assim que entrarem no restaurante,  eles devem estar atentos enquanto o cliente lê o menu e assessorar durante a espera de uma mesa, a atenção e "mimo" neste momento é crucial. Se a sua equipe construir um relacionamento com seus clientes desde o início - essa pode ser uma das razões pela qual os clientes continuarão voltando.

Use os nomes dos clientes
Um dos instrumentos mais valiosos para aumentar a receita é cuidar de todas as etapas do relacionamento, por exemplo, chamar o cliente sempre pelo nome, vamos esquecer um pouco esse lance de Sr. e Sra., é impessoal. Para os clientes regulares, lembre-se que saber o seu nome constrói uma relação que pode ir além do profissionalismo, e isso faz todo o sentido - os regulares geralmente gastam 3-5 vezes o valor do ticket médio por visita. Alguns atendentes costumam fazer o uso desta técnica na etapa final, quando recebem o pagamento no cartão de crédito e aproveitam este momento para observar o nome que está impresso no cartão. E quando o cliente é novo e vem ao restaurante pela primeira vez? Se o seu restaurante tem o primeiro filtro através da hostess, este será o papel dela. O ideal é que logo no primeiro contato o atendimento seja transparente e gentil identificando o nome do cliente. ANOTE. MEMORIZE. Uma vez que ela já o identificou, é de extrema importância identificar no sistema para que o atendimento sequencial continue com o mesmo engajamento. Vamos deixar claro o nosso objetivo: usar o nome do cliente faz com que eles se sintam especiais durante toda a visita.
 

Adicione valor
A hospitalidade é um instrumento de vendas e todos os membros da equipe são representantes integrados de marketing e vendas. A equipe deve entender que ela também faz parte do sucesso financeiro do negócio, não é uma responsabilidade apenas dos proprietários. Todos os membros da equipe podem conscientemente agregar valor à experiência do cliente. Da mesma forma qualquer membro da equipe, percebendo os movimentos do cliente pode e DEVE oferecer a ele conforto e comodidade, por exemplo,  sugerir mudar a mudança de mesa quando o cliente fala que está com frio, oferecer itens do menu que possam enriquecer a experiência ou apenas perguntar se ele está sendo bem atendido. Cada membro de equipe tem o seu ofício, mas TODOS têm a responsabilidade de melhorar a experiência do cliente. A preparação leva à confiança e, a equipe pode interagir e envolver o cliente, personalizando o serviço. E a confiança é uma poderosa ferramenta de geração de valor.

O momento da despedida
As impressões finais são muitas vezes o que nos mantém nos corações e mentes dos nossos clientes e a chave para estimular o seu desejo de voltar. Todo a sua equipe  não deve medir esforços para dizer um até breve aos seus convidados, agradecendo sinceramente e desejando-lhes um sincero: VOLTE, ESTAREMOS TE ESPERANDO. Isso significa TODOS! Isto é sinal que o serviço, o ambiente e a equipe estão preparados para receber. É o auge da descortesia ver um cliente ir embora  e não dizermos ao menos uma até breve. Pensa nisto.

Isto é hospitalidade, ter uma equipe que compartilha da mesma paixão para entregar verdadeiras experiências com profissionalismo e comprometimento.



Aline Silva
Aline Silva
Mais artigos deste autor

Comente aqui:
Voltar para a página anterior
download edição atual
FAROFA #02
artigos

Bia Amorim

Bia Amorim

Os links mais acessados da Farofa Magazine em 2018

Bia Amorim

Bia Amorim

CERVEJA & PUDIM, HARMONIA MAIS BRASILEIRA IMPOSSÍVEL  

Bia Amorim

Bia Amorim

MEU PUDIM NO PJCP

Bia Amorim

Bia Amorim

Não venha trabalhar no mercado cervejeiro

Bia Amorim

Bia Amorim

Eu não tomo cerveja no copo certo

Bia Amorim

Bia Amorim

Brigando com nossos gostos cervejeiros

saiba antes, saiba mais: